espinha na boca

Normalmente associadas ao período da adolescência, as espinhas na pele que tanto causam desconforto físico e emocional podem permanecer durante a vida adulta e afetar diversas partes do corpo. A acne é mais comum nas laterais dos rostos, testa e costas, mas também pode nascer nos lábios.


Espinha nos lábios

Espinhas ao redor da parte externa da boca estão geralmente relacionadas à sua alimentação. Os restos de alimentos ácidos podem irritar e inflamar a área, enquanto comidas gordurosas também podem bloquear os poros, provocando o aparecimento das espinhas.

Se a suposta espinha, no entanto, permanecer por mais de uma semana na região, vale procurar um profissional para avaliar se a ferida não é algo mais grave, como herpes, um vírus contagioso caracterizado por pequenas bolhas que surgem ao redor dos lábios e geralmente são doloridas.

A herpes não tem cura e, uma vez infectada, a pessoa convive om o vírus no organismo, na maioria das vezes inativo, mas que podem voltar a surgir de tempos em tempos, especialmente em situações de estresse ou baixa imunidade.


Espinhas nascem dentro da boca?

Se você sente um incômodo ou mesmo uma dor em uma região dentro da boca, encontra uma ferida que pode se assemelhar a uma espinha, saiba que provavelmente trata-se de uma afta, já que a acne não afeta esta região do corpo.

A confusão é compreensível, já que as aftas são caracterizadas como pequenas inflamações avermelhadas com um centro esbranquiçado. Ao contrário da herpes, a afta não é contagiosa e costuma aparecer somente na parte interna da boca, especialmente em mucosa. Estresse, baixa imunidade, alergias, deficiências de vitaminas e tabagismo são considerados fatores que deixam uma pessoa suscetível ao problema bucal.


Espinhas ou feridas na boca?

Nem sempre é simples avaliar se o incômodo que aparece na região da boca é uma simples espinha ou uma condição mais grave. Por isso é importante consultar um médico quando uma ferida surge na área, sem desaparecer com o tempo ou mesmo se tornando mais intensa, para realizar exames clínicos e, assim, conhecer o melhor tratamento para cada caso.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “espinha na boca”

Leave a Reply

Gravatar